domingo, 22 de outubro de 2017

Os Fundamentos Espirituais do AiKiDô


"O caminho do guerreiro (budô) que incorpora o sentimento de compaixão universal é baseado na energia criativa do universo. (...)

A origem básica do budô é o espírito universal de proteção, de crescimento e de salvação. É oferecer energias renovadas para si mesmo e para os outros
Os seres humanos são filhos do espírito divino universal, e se eles são infelizes é porque se desviam da sua própria natureza. O homem, de maneira egoísta, criou o sentimento do bem e do mal e então esqueceu a essência da sua própria natureza. No amor divino não há bem nem mal, felicidade, nem infelicidade. Há apenas a constante entrega, numa tentativa de remir uma parte da preciosa dádiva da vida que a pessoa recebeu e que até agora continua a desfrutar.
Você não deve jamais ficar preso à ideia de que tem problemas, de que é uma pessoa que tem um karma pesado ou de que é uma pessoa de pouco valor. Isso é o mesmo que insultar a si próprio e também aos outros. Todas as pessoas partilham a mesma origem divina. Existe apenas uma coisa que é errada ou inútil. É a ideia obstinada de que você é um indivíduo independente, separado dos outros. 
Dê graças e mostre gratidão. 
Trabalhe em favor do paraíso na Terra. 
Assim, sua verdadeira natureza irá se desenvolver continuamente."

Acima, trechos da última mensagem de Morihei Ueshiba (1883-1969), fundador do AiKiDô, aos seus alunos, antes de falecer. Além de ser uma arte marcial, o AiKiDô é também um profundo caminho espiritual. O grande mestre Ueshiba, desde os 7 anos, começou a estudar em um templo budista e aprendeu a entoar mantras sagrados e as escrituras do budismo esotérico.

Está no livro "Os Fundamentos Espirituais do Aikidô", de William Gleason (1995), Editora Pensamento.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

O envio de energia ao outro

Casal de escritores River & Joyce Higginbotham
"(...) Quando você está formando uma intenção para outra pessoa, tal como para uma cura, tenha em mente que você pode não entender o que a outra pessoa precisa ou quer.
Você pode não saber o que é melhor em uma dada situação.
Em tempos como esses, talvez seja melhor pedir pelo que for mais necessário e deixar como está.
Se a energia está sendo enviada, deixe o receptor decidir o que fazer com ela.
Isso (...) é simplesmente respeito pela liberdade de pensamento dos outros. (...)

Joyce & River Higginbotham falando sobre formar uma intenção, no livro "Paganismo - uma introdução da religião centrada na Terra" (2002), Madras Editora.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Conversa para mudar a si mesmo

"Eu vou FAZER UMA MUDANÇA / De uma vez na minha vida / Que vai ser boa de verdade
Vai fazer a diferença
(...)
É por isso que eu quero que você saiba / Eu estou começando com o homem no espelho
Estou pedindo a ele para mudar suas maneiras / E nenhuma mensagem poderia ser mais clara:
'SE VOCÊ QUER FAZER DO MUNDO UM LUGAR MELHOR
OLHE PARA SI MESMO E ENTÃO FAÇA UMA MUDANÇA'"

"A man in the mirror" (Glen Ballard - Siedah Garret) por Michael Jackson (1958-2009), aos 29 anos, na turnê de seu disco BAD (1987).